Associação das Empresas de  
Transporte Urbano de Itabuna
COMPROMISSO PERMANENTE COM A QUALIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO.

A Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna- AETU foi criada em 1988, inicialmente com o nome de Associação dos Proprietários de Transportes Coletivos Urbanos de Itabuna- APTCI, tendo como objetivo inicial implantar um posto de vendas de passagens para os estudantes que utilizavam o transporte municipal, além de melhorar e unificar a administração conjunta do serviço, desvinculando-a das empresas concessionárias.

Foi o primeiro passo na consolidação da entidade, facilitando a rotina de empresários, funcionários e milhares de estudantes itabunenses.

Com a expansão do setor e a crescente necessidade de modernização e agilidade no atendimento aos usuários, as empresas associadas, avaliaram que era chegado o momento de investir na Associação, através da ampliação do espaço físico, inovação tecnológica das ferramentas do trabalho, elaboração mais segura de vales transportes e passes estudantis e mão-de-obra especializada e treinada para atendimento aos clientes.

Em 2003 a associação ganhou nova sede e passou a ser denominada Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Itabuna AETU com uma estrutura maior, ampliação do quadro dos funcionários e incorporação de um conjunto de atividades em regime de concessão, todas reguladas pela Prefeitura Municipal de Itabuna.

A AETU passou a gerir e armazenar as informações sobre o serviço de transporte coletivo urbano prestado por suas associadas, registrando os dados sobre o fluxo de passageiros e linhas em operação, informações essas necessárias ao maior controle sobre a operação do transporte urbano, o que permitiu, entre outras coisas, a definição de investimentos para a permanente modernização do setor, seja através da renovação da frota, da capacitação dos profissionais das empresas concessionárias e na definição de uma tarifa justa.

Dentre as políticas de modernização implementadas pela AETU foram extintos os vales e passes no formato de papel, dando lugar no ano de 2005 ao Sistema de Bilhetagem Eletrônica, através da utilização de cartões eletrônicos e digitais, alimentados pelos usuários, obstando a circulação de cédulas de papel ou moedas para pagamento do transporte e melhor regulando as gratuidades. Se de um lado o Sistema de Bilhetagem Eletrônica trouxe segurança aos usuários e prestadores de serviço, de outro a utilização de leitores digitais dentro dos ônibus gerou uma maior agilidade no serviço. Atualmente 90% dos usuários do Transporte Coletivo Urbano de Itabuna fazem uso do cartão eletrônico.

A razão da existência da AETU, reafirmada de forma permanente, é prestar um serviço eficiente à população, melhorando a cada ano a qualidade e agilidade no atendimento dos usuários do Transporte Coletivo Urbano de Itabuna.